Quando perdemos alguma parte do nosso corpo, pensamos em reabilitar essa parte perdida por meio de próteses. E assim procuramos continuar nossas vidas da forma o mais normal possível, desde que essa prótese nos devolvam as funções, aparência e movimentos do que perdemos. Da mesma forma ocorre quando perdemos algum dente. Há bem pouco tempo, pacientes que perdiam os dentes (1 ou mais dentes), eram reabilitados com a única opção que existia na época, isto é, a confecção das prótese fixas (ponte fixa), próteses parciais removíveis (ponte móvel, bridge) ou próteses totais (dentaduras).
Estas formas de reabilitação apresentam muitas desvantagens como: desgastes dos dentes vizinhos e dentes em algumas vezes totalmente sadios, grampos aparecendo na boca, prótese sem retenção que não permitiam uma mastigação eficiente. Hoje, existe uma nova opção para estes pacientes, que são os implantes dentários. Os implantes dentários eliminaram as principais desvantagens das próteses anteriores.
A implantodontia é uma área da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial que recupera espaços edêntulos (ausências dentárias) através da inserção de raízes dentárias artificiais (implantes) que suportarão uma prótese dentária (coroa). Isso ocorre pela implantação de um cilindro (parafuso/pino) de titânio no interior do tecido ósseo, abaixo da gengiva, onde houve a perda do elemento dentário e, após um período de tempo, ao redor do titânio ocorre a osseointegração, que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo.
A possibilidade de rejeição do implante pelo organismo é muito pequena, tendo em vista que o mesmo é feito de titânio e este, inerte ao osso. Qualquer paciente pode receber implantes dentários, desde que tenha um bom estado de saúde geral. Se você possui osteoporose ou é fumante ou tem algum comprometimento sistêmico, saiba que existem possibilidades de tratamento com implantes na maioria destes casos.
O procedimento cirúrgico da instalação dos implantes é feito sob anestesia local no consultório odontológico e dura aproximadamente de 20 a 45 minutos. Em muitos casos podemos utilizar a carga imediata que é a instalação dos implantes e realização da coroa sobre o implante em até 72h.Consulte-nos para avaliarmos as possibilidades de tratamento para o seu caso.