Bichectomia

Muito se fala em Bichectomia nos dias de hoje para fins estéticos, sendo uma cirurgia já realizada em diversas celebridades com o objetivo de deixar o rosto mais afilado. Mas o que é a bichectomia??

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do corpo gorduroso da bochecha, também chamado de bola de Bichat, recebendo este nome devido ao anatomista e fisiologista francês Marie François Xavier Bichat que primeiro a descreveu em 1802.

A finalidade de remover as bolas de Bichat é reduzir a largura das bochechas, acentuar os ossos da face, tornar o rosto mais fino e com aparência mais magra, contribuindo com a harmonia da face.

A bola de Bichat consiste em um corpo central que repousa sobre o periósteo do osso alveolar da região posterior da maxila, e a partir do qual se estendem quatro processos: pterigopalatino, temporal, pterigoide e o bucal. Pela sua localização, a bola de Bichat apresenta intima relação com elementos muito importantes da região bucal e maxilofacial como ramos terminais do nervo facial, ducto parotideo e vasos sanguíneos.

O entendimento e estudo destes elementos é de fundamental importância para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia. Desta forma, o profissional a executar esta técnica precisa ter experiência em fazer cirurgias por dentro da boca para diminuir a chance de lesão de nervos e ductos das glândulas salivares, o que torna o cirurgião dentista com especialidade em cirurgia bucomaxilofacial o profissional melhor qualificado para este fim.

A cirurgia é realizada por meio de uma incisão dentro da boca, consequentemente não deixando cicatrizes visíveis. Pode ser feita sob anestesia local , com ou sem sedação, com uma duração aproximada de 40 minutos.

A causa do rosto mais largo também pode ser resultante da hipertrofia do músculo masseter, que ocorre em virtude de um crescimento ósseo na região de ângulo mandibular, uni ou bilateral, proporcionando aos pacientes um aspecto de rosto alargado.

Clinicamente podemos diagnosticar tal alteração pedindo ao paciente que aperte os dentes e, dessa forma, à palpação sentir a hipertonicidade do músculo, além de analisar o ângulo da mandíbula por meio de radiografia panorâmica. Neste caso, a hipertrofia do masseter quando diagnosticada pode ser suavizada por meio de cirurgia, ou por meio de injeção da toxina botulínica (Botox), podendo a bichectomia ser realizada concomitantemente ou não.

O processo de recuperação da bichectomia é muito semelhante à extração de um dente do siso (terceiros molares inclusos), com discreto edema (inchaço) na região operada e uma leve limitação de abertura bucal.

No pós-operatório o paciente deverá seguir algumas recomendações como evitar esforço físico, compressa gelada na face nas primeiras 24 hrs, alimentação líquida à pastosa, além de higiene bucal com escovação e bochecho com antisséptico bucal. Seguindo todas essas recomendações, o paciente retorna ao consultório com sete a dez dias para remoção da sutura (pontos) já quase completamente recuperado, isto é, com regressão significativa do edema e melhora na abertura bucal.

>